Documentário Quem é mais idiota do que eu? conta a história da lendária Zumbi do Mato

por em quarta-feira, 17 maio 2017 em

zumbi
LinkedIn

Entender a banda Zumbi do Mato só é possível se você desapegar do que é convencional. A definição de rock regressivo cabe até um certo ponto. Na primeira audição de qualquer disco da banda o sentimento varia entre estranhamento e repulsa. Ame ou odeie.

O documentário Quem é mais idiota do que eu? – Zumbi do Mato: 24 anos de rock regressivo foi produzido por Vitor Rocha, irmão do Zé Felipe, baixista e fundador da banda. Vitor trabalhou com a banda 1998 e 2005, era produtor da banda. Ele não é cineasta, videomaker, nem nada ligado a cinema. Mas resolveu documentar o período que esteve na banda e findou que o filme relatou os 24 anos que a banda existiu. Vitor disse que o “quem é mais idiota do que eu” é ele mesmo. (risos). Fez tudo, da filmagem a edição. Tudo em mais ou menos 3 meses, com dicas importantes, principalmente do Christian Caselli e do irmão Zé.

O doc conta a história de como um filme virou uma banda onde não havia regras para se chegar a uma música. Tudo através dos integrantes da banda (os fundadores e os substitutos), de amigos, de produtores e de jornalistas. Retrata também um período onde se podia tudo sem que ninguém questionasse. Os anos 90 de Planet Hemp, Funk Fuckers, Poindexter, Soutien Xiita, Cabeça, Piu Piu e Sua Banda e tantas outras bandas que animaram o Rio de Janeiro.

Depois do Esporro (livro de Leonardo Panço sobre a cena do rock 90 no RJ), Desagradável (doc sobre o Gangrena Gasosa), Quem é mais idiota do que eu? serve como complemento, falando de uma banda cultuada que deixou discos como Adorei a mesinhaMenorme e a K7 MacacomovelTodas disponíveis para sua audição.

O que foi a Zumbi do Mato? Assista, só assim para entender.